Personality Cafe banner
21 - 40 of 123 Posts
Suspeito que a objetividade de Aristóteles foi mais uma reação contra o trabalho de Platão. Acho que ele estava enfatizando provas empíricas em vez do misticismo relativo de Platão. Dito isso, ainda suspeito de Ni para Aristóteles. Te e Ni parecem ser os que melhor se encaixam.

------------------------
Sócrates é um xNTP por inteiro. Seria quase impossível argumentar contra isso. Alguns dizem ENTP, devido à sua personalidade relativamente social - mas eu hesito. Estou em cima do muro, mas ainda me inclino para INTP - seu Fe parece inferior. Acho que um ENTP teria lutado mais. Sua teimosia, forte foco na lógica e seu relacionamento neurótico com a ética social ainda me fazem pender para INTP. xNTP com certeza.
LOL, mas por quê? Por que a Intuição? Veja minha citação anterior de Jung sobre Sócrates.

Eu suspeito fortemente que vocês estão apenas dizendo N porque parece improvável que um S seja filosófico. Não sou contra isso, mas pelo menos deem razões em vez de apenas presumir. :p

EDIT: Não me entendam mal, sou igualmente inclinado a rotular a maioria dos filósofos como N; no entanto, quando há evidências em contrário, gostaria de saber quais razões os tornam um N, em vez de ignorar as evidências apresentadas.

Quanto a Sócrates - eu o chamo de xNTP porque ele mostrou intuição objetiva em tudo o que fez. Em qualquer situação, pode-se dizer que Sócrates foi capaz de deduzir muito rapidamente 'qual é a essência objetiva deste enigma?' Apontar a ironia comum de vários tipos de pessoas é um ótimo exemplo. Ele foi imediatamente capaz de reduzir a questão da sabedoria a uma espécie de parábola sobre a comunidade essencial entre vários tipos de pessoas e, a partir dela, derivou uma teoria... uma teoria que, em vez de apontar para uma certeza abstrata, provou ser bastante travessa... e impediu outros de obter tal certeza. Na verdade, pode-se facilmente argumentar que derrubar os castelos de areia conceituais/ideológicos dos outros era o próprio cerne de Sócrates. Muito em linha com a natureza travessa de xNTP. Eu, de fato, acho que xNTP é uma resposta absurdamente clara para ele.

Então, por que Jung pensou o contrário? Ele se concentrou na questão do demônio. Quantos tipos N de baixa ordem você conhece com deuses pessoais que os comandam? Espere... não responda a isso. Você sabe o que eu quero dizer! Eu sempre fui um pouco hesitante sobre a tipagem de figuras históricas de Jung. Parece que ele usa uma visão bastante icônica ou estreita delas para provar ou estabelecer algum ponto. Eu realmente acho que Jung foi um pouco fraco na implementação de sua teoria em geral - embora às vezes incrivelmente perspicaz.

Quanto a Aristóteles... Não tenho certeza se tenho uma boa refutação, exceto que ele estava tão focado em considerações abstratas... Quero dizer, muito abstratas... para ter sido outra coisa senão um N, e ele as abordou de uma maneira distintamente Ni (compare Sócrates, Aristóteles sendo totalmente o mais abstrato e subjetivo - tentando, como Platão, responder ao irrespondível).

Quanto a Sócrates - eu o chamo de xNTP porque ele mostrou intuição objetiva em tudo o que fez. Em qualquer situação, pode-se dizer que Sócrates foi capaz de deduzir muito rapidamente 'qual é a essência objetiva deste enigma?' Apontar a ironia da comunhão de vários tipos de pessoas é um ótimo exemplo. Ele foi imediatamente capaz de reduzir a questão da sabedoria a uma espécie de parábola sobre a comunhão essencial entre vários tipos de pessoas e, a partir dela, derivar uma teoria... uma teoria que, em vez de apontar para uma certeza abstrata, provou ser bastante travessa... e impediu outros de obter tal certeza. Na verdade, pode-se facilmente argumentar que derrubar os castelos de areia conceituais/ideológicos dos outros era o cerne de Sócrates. Muito de acordo com a natureza travessa de xNTP. Eu, na verdade, acho que xNTP é uma resposta absurdamente clara para ele.

Então, por que Jung pensou o contrário? Ele se concentrou na coisa do demônio. Quantos tipos N de baixa ordem você conhece com deuses pessoais que os comandam? Espere... não responda a isso. Você sabe o que eu quero dizer! Eu sempre fui um pouco hesitante sobre a tipagem de figuras históricas de Jung. Parece que ele usa uma visão bastante icônica ou estreita delas para provar ou estabelecer algum ponto. Eu realmente acho que Jung foi um pouco fraco na implementação de sua teoria em geral - embora às vezes incrivelmente perspicaz.

Quanto a Aristóteles... Não tenho certeza se tenho uma boa refutação, exceto que ele estava tão focado em considerações abstratas... Quero dizer, muito abstratas... para ter sido outra coisa senão um N, e ele as abordou de uma maneira distintamente Ni (compare Sócrates, Aristóteles sendo totalmente o mais abstrato e subjetivo - tentando, como Platão, responder ao irrespondível).
Eu acho que Sócrates está no eixo Fi-Te...

Eu acho que Sócrates está no eixo Fi-Te...
Peço desculpas se você já fez isso... mas, quais são seus argumentos para isso?

Embora eu ache que ele é geralmente um xNTP - citarei as circunstâncias de sua morte como um argumento para um Fe neurótico. Sua concordância com a sentença de morte por suicídio... e o espírito em que foi executada, não mostra nenhuma das ruminações de valor de um Fi. Ele abordou a sentença não com lógica, mas com uma consciência social que era objetiva a ponto de insensatez. Certamente, um Fi teria que lutar com isso - teria mais provavelmente rejeitado o consenso por completo. Sócrates poderia ter relutado que fosse logicamente inconsistente para ele morrer... mas duvido que ele teria relutado que fosse moralmente inconsistente. Há uma certa teimosia em Fi, para concordar com o que os outros acham que é o melhor ou mais apropriado.

Sócrates não mostrou isso, em vez disso, ele os subverteu em pontos de lógica abstrata - enquanto sempre se curvava harmoniosamente ao sentimento do povo. Ele também não mostra o espírito de luta (polemista) de um tipo Fi. Mais preciso dizer que ele era um pouco um engenheiro social/manipulador. Sim, quanto mais eu penso nisso, mais eu acho que há um argumento mais forte para Ti/Fe em si.

Acho que depende das características que você leva em consideração. Você provavelmente está certo. Era apenas algo que meu professor disse sobre ele. Mas eu definitivamente concordo que as evidências de Platão apontam para ENTP...

Karl Marx INTJ
Aristóteles XNTJ
Sócrates INTP
Platão INFJ
Eu discordo que Sócrates seja INTP. Eu diria que ele é um ENTP, porque ele frequentemente socializava com os outros para obter feedback sobre seus pensamentos. A coisa toda de ser desagradável no mercado é mais ENTP do que INTP, ou um INTP que está tendo um ótimo dia. Eu, no entanto, concordo com o resto da lista. Aristóteles sempre me pareceu mais introvertido, e eu pude ver a preferência J.

Tomás de Aquino - INTP

Aristóteles - ENTJ

John Locke - ENTP

Soren Kierkegaard - ENFJ

David Hume - ENFP (faz alegações selvagens e extremas para te distrair)

Spinoza - INFJ

Platão - INTP (teorias abstratas e distantes, sem valor prático. Sonha com um mundo com reis-filósofos).

Por quê? Kierkegaard sempre me parece introvertido.
Eu não tenho nem 40% de certeza sobre isso. Foi principalmente um palpite. Por outro lado, os ENFJ podem ser MUITO reservados sobre seus sentimentos íntimos. Kierkegaard colocou muita ênfase na emoção humana e na experiência subjetiva. Ele também era muito mais focado em pessoas do que outros filósofos.

Modo estereótipo: LIGADO.

Tales - INTP
Heráclito - INTJ
Parmenides - INTP
Sócrates - ENTP
Platão - INFJ

Diógenes - xSTP
Aristóteles - ENTJ
Epicuro - ESTP
Agostinho - INFP
Tomás de Aquino - INTP

Francis Bacon - xxTJ
René Descartes - INTP
Gottfried Wilhelm Leibniz - ENTP
Spinoza - INFJ
Thomas Hobbes - ISTJ

Isaac Newton - INTJ
David Hume - ENTP
Immanuel Kant - INTP
Marquês de Sade - ESTP
Friedrich Schiller - INTJ

Friedrich von Schelling - INFJ
Georg Wilhelm Friedrich Hegel - INxJ
Johann Gottlieb Fichte - INTP
Arthur Schopenhauer - INTP
Søren Kierkegaard - INFP

Friedrich Nietzsche - INTJ
Martin Heidegger - ISTJ
Theodor Adorno - INFJ
Max Horkheimer - INxx
Jürgen Habermas - INTP

Jean-Paul Sartre - INTJ
Albert Camus - INFP
Simone de Beauvoir - INFJ
Michel Foucault - ENTP
Jacques Derrida - ENFP

Charles Sanders Peirce - INTP
William James - INFP
John Dewey - ENFJ
Gottlob Frege - IxTP
Bertrand Russell - ENTP

Ludwig Wittgenstein - INFJ
J.L. Austin - INTP
Willard Van Orman Quine - INxP
Richard Rorty - INTJ
John Searle - INTP

Daniel Dennett - ENTP
Peter Singer - xSFP
Martha Nussbaum - INTP
Peter Sloterdijk - IxTJ
Slavoj Žižek - ENTP

Ok, aqui está uma atualização: Acabei de ler Regeln für den Menschenpark de Sloterdijk, e isso me levou a concluir que ele é um INTJ. Ele está tão envolvido em imagens grandiosas, e tão insensível às formas comuns de falar, que não consigo mais imaginá-lo sendo um ISTJ. A forma como ele lida com Heidegger também é muito parecida com Ni; apenas colocando Heidegger em sua narrativa, como uma peça em um tabuleiro de xadrez, a fim de explorar os argumentos de Heidegger para defender seu próprio ponto de vista, isso não é algo com o que a maioria das pessoas se sentiria confortável, a menos que estivessem sob o domínio de uma 'visão', por assim dizer. Impressionante, interessante e, em última análise, bastante enganoso; tudo de uma forma muito INTJ.

21 - 40 of 123 Posts