Estas são apenas ideias aproximadas. Qualquer pessoa que saiba mais sobre digitação pode querer opinar.
Karl Marx- INTJ
Ele é definitivamente Fi, em vez de Fe (compare seus Manuscritos de 1844 com o ensaio de Trotsky sobre cultura proletária - eu diria que Trotsky é Fe).
Isso significa que ele usa Te, o que é consistente com sua dialética materialista - ele está preocupado com a organização da sociedade material existente. Hegel pode ser mais Ti. O Te provavelmente está mais acima do que o Fi.
O Ni é um pouco mais complicado, mas posso ver como seria necessário para algumas de suas ideias. Inferno, todo o Capital começa com a mercadoria e o antagonismo do valor de uso e troca. Sei lá.
Jean-Paul Sartre- INFP?
Obsessão com autenticidade, a condição humana, angústia/náusea, tudo profundamente Fi. Sartre é praticamente o anti-Fe, embora isso possa se tornar um tanto problemático em seus escritos posteriores?
Na verdade, a parte da náusea parece uma relação entre Fi e Si.
Mesmo seu trabalho mais denso e acadêmico é mais F do que T - considere Ser e Nada: o garçom que atua muito bem como garçom; vergonha e o olhar; sua rejeição ao solipsismo.
Ne também aparece em sua compreensão do olhar, sua interpretação da relação Mestre-Escravo, sua visão das relações humanas.
Albert Camus- INFP
Este é bem fácil. O Estrangeiro é basicamente apenas Fi vomitado em uma página (não é uma crítica). Trabalho teórico como O Mito de Sísifo, não menos.
Walter Benjamin- INFP???
Este é realmente difícil. Ele incorpora elementos do misticismo judaico, embora os subordine a uma estrutura marxista geral. Muitos de seus escritos são sobre poesia e teatro e, ao contrário de muitos filósofos, ele não negligencia o lado humano e emocional das coisas que escreve. Ele escreve sobre a 'aura', o olhar e o que é perdido da arte na era da reprodutibilidade técnica, bem como o que pode ser ganho. Ele está comprometido com uma ética marxista, mas de uma forma muito menos rígida e dogmática do que muitos, e seu Projeto Arcades é tudo sobre a experiência subjetiva do século 19, a mercantilização e a alienação.
Ele é definitivamente Ne - seus escritos podem estar por toda parte, reunindo diferentes fios. Tenho quase certeza de que ele sente mais do que pensa. Suponho que ele poderia ser ENFP.
Aristóteles-
Ok, então, imediatamente, parece que o hilomorfismo de Aristóteles e o estudo empírico biológico/político são mais Te, onde a teoria das Formas de Platão e a linha dividida são mais Ti. Isso é consistente com a ética, onde a República de Platão parece baseada em Fe, e o foco de Aristóteles no caráter, voluntarismo e felicidade individual parece surgir mais de Fi.
Agora, é entre Ne/Ni e Se/Si. Acho que há fortes evidências para Ne e Si. O primeiro aparece em todos os seus escritos - é a maneira como ele consistentemente descreve várias soluções potenciais propostas e não propostas para um problema. Ele começa muitos de seus tratados com aporias, ou impasses, e soluções que foram oferecidas por Pitágoras, Platão, etc. Outros indicadores Ne incluem seu foco na inter-relação das coisas; ele é verdadeiramente um dialético, na medida em que sua causa formal ou entelequia está sempre unindo partes e aspectos que funcionam juntos para formar uma totalidade.
A compreensão dos sentidos de Aristóteles, conforme exposta em De Anima, parece ser mais Si do que Se. Estou menos confiante sobre isso, mas estou suficientemente certo de Ne para afirmar que ele deve ter Si.
então isso significa que ele é *STJ ou *NFP.
Se alguém quiser digitar o seguinte, eu ficaria interessado:
Spinoza, Adorno, Lênin, Lukacs, Hegel, Heráclito, Feuerbach, Fichte, Schelling, Schopenhauer...
Karl Marx- INTJ
Ele é definitivamente Fi, em vez de Fe (compare seus Manuscritos de 1844 com o ensaio de Trotsky sobre cultura proletária - eu diria que Trotsky é Fe).
Isso significa que ele usa Te, o que é consistente com sua dialética materialista - ele está preocupado com a organização da sociedade material existente. Hegel pode ser mais Ti. O Te provavelmente está mais acima do que o Fi.
O Ni é um pouco mais complicado, mas posso ver como seria necessário para algumas de suas ideias. Inferno, todo o Capital começa com a mercadoria e o antagonismo do valor de uso e troca. Sei lá.
Jean-Paul Sartre- INFP?
Obsessão com autenticidade, a condição humana, angústia/náusea, tudo profundamente Fi. Sartre é praticamente o anti-Fe, embora isso possa se tornar um tanto problemático em seus escritos posteriores?
Na verdade, a parte da náusea parece uma relação entre Fi e Si.
Mesmo seu trabalho mais denso e acadêmico é mais F do que T - considere Ser e Nada: o garçom que atua muito bem como garçom; vergonha e o olhar; sua rejeição ao solipsismo.
Ne também aparece em sua compreensão do olhar, sua interpretação da relação Mestre-Escravo, sua visão das relações humanas.
Albert Camus- INFP
Este é bem fácil. O Estrangeiro é basicamente apenas Fi vomitado em uma página (não é uma crítica). Trabalho teórico como O Mito de Sísifo, não menos.
Walter Benjamin- INFP???
Este é realmente difícil. Ele incorpora elementos do misticismo judaico, embora os subordine a uma estrutura marxista geral. Muitos de seus escritos são sobre poesia e teatro e, ao contrário de muitos filósofos, ele não negligencia o lado humano e emocional das coisas que escreve. Ele escreve sobre a 'aura', o olhar e o que é perdido da arte na era da reprodutibilidade técnica, bem como o que pode ser ganho. Ele está comprometido com uma ética marxista, mas de uma forma muito menos rígida e dogmática do que muitos, e seu Projeto Arcades é tudo sobre a experiência subjetiva do século 19, a mercantilização e a alienação.
Ele é definitivamente Ne - seus escritos podem estar por toda parte, reunindo diferentes fios. Tenho quase certeza de que ele sente mais do que pensa. Suponho que ele poderia ser ENFP.
Aristóteles-
Ok, então, imediatamente, parece que o hilomorfismo de Aristóteles e o estudo empírico biológico/político são mais Te, onde a teoria das Formas de Platão e a linha dividida são mais Ti. Isso é consistente com a ética, onde a República de Platão parece baseada em Fe, e o foco de Aristóteles no caráter, voluntarismo e felicidade individual parece surgir mais de Fi.
Agora, é entre Ne/Ni e Se/Si. Acho que há fortes evidências para Ne e Si. O primeiro aparece em todos os seus escritos - é a maneira como ele consistentemente descreve várias soluções potenciais propostas e não propostas para um problema. Ele começa muitos de seus tratados com aporias, ou impasses, e soluções que foram oferecidas por Pitágoras, Platão, etc. Outros indicadores Ne incluem seu foco na inter-relação das coisas; ele é verdadeiramente um dialético, na medida em que sua causa formal ou entelequia está sempre unindo partes e aspectos que funcionam juntos para formar uma totalidade.
A compreensão dos sentidos de Aristóteles, conforme exposta em De Anima, parece ser mais Si do que Se. Estou menos confiante sobre isso, mas estou suficientemente certo de Ne para afirmar que ele deve ter Si.
então isso significa que ele é *STJ ou *NFP.
Se alguém quiser digitar o seguinte, eu ficaria interessado:
Spinoza, Adorno, Lênin, Lukacs, Hegel, Heráclito, Feuerbach, Fichte, Schelling, Schopenhauer...